4 complementos básicos do QGIS [3.2] que você precisa conhecer
- Mariana Blank
- 25 de jul. de 2018
- 2 min de leitura
Sabemos que o QGIS tem uma infinidade de complementos (ou plugins) que expandem muito suas opções de trabalho. Além de complementos para realizar tarefas que o programa em sua forma básica não realiza, existem outros que servem para facilitar a vida do usuário e automatizar processos básicos, como salvar o projeto de forma automática.
Aqui você encontra uma lista de complementos básicos e úteis para alavancar o seu QGIS!
*Complementos disponíveis no QGIS versão 3.2, que podem não estar em versões anteriores.
1. autoSaver
De longe um dos complementos mais úteis desta lista, principalmente para quem sempre esquece de salvar seus projetos enquanto trabalha.
O autoSaver salva automaticamente seu projeto em um intervalo pré-definido por você. Além disso, permite salvar também as camadas em modo de edição.

Enable auto saver: selecione para ativar o salvamento automático
Auto save in alternate backup file (*.bak): salva adicionalmente um arquivo .bak
Auto save layers in edit mode: selecione para salvar automaticamente as camadas em modo de edição.
Interval: digite de quantos em quantos minutos o autoSaver irá salvar seu projeto e camadas.
2. Data Plotly
Para quem trabalha com gráficos, este complemento é essencial. Muito simples de usar, ele permite criar diversos tipos de gráficos (dispersão, em barra, em pizza, de contorno, ternário, entre outros) e histogramas diretamente no QGIS a partir dos atributos de camadas vetoriais.

Para criar um gráfico basta selecionar a camada a ser utilizada, o tipo de gráfico e a coluna de atributos que irão compor os eixos. Ele ainda permite customizar as cores e legendas e salvar a figura gerada em formato .png ou .html.
3. pickLayer
Ideal para quem trabalha com muitos dados ao mesmo tempo e precisa acessar rapidamente informações sobre feições e camadas no QGIS.
Com o pickLayer ativo, você clica sobre uma feição e ele abre um menu com diversas informações, como coordenadas da feição (no caso de pontos), coordenadas limítrofes (no caso de polígonos e linhas), dados de área, perímetro e comprimento, permite que você abra as configurações e a tabela de atributos da camada à qual a feição pertence, dê zoom para a camada ou para a feição e inicie o modo de edição, tudo isso em um único menu, como mostrado na figura abaixo:

4. QPackage
O último complemento da lista, QPackage, realiza a tarefa de salvar o seu projeto + todos os aquivos contidos nele em uma nova pasta. É perfeito para quando você desorganizou seu projeto e salvou seus arquivos em diferentes diretórios no computador. Além disso, ele permite aplicar um novo sistema de projeção de coordenadas aos arquivos.

Nas configurações do QPackage, você escolhe quais camadas quer salvar na nova pasta e configura:
Destination folder: Pasta de destino onde serão salvos os arquivos e o projeto.
Project name: Nome com o qual o arquivo de projeto (.qgs) será salvo.
Choose the CRS: Sistema de referência de coordenadas em que os arquivos shape serão salvos.
Pronto! Ao clicar em "Copy the layers" será criada a pasta com todas suas informações nela.
Espero que estes 4 complementos sejam úteis nos seus trabalhos no QGIS. Sabe de mais algum complemento interessante? Envie nos comentários!
Comments